Menu
Login

PANAMERICAN TRAUMA SOCIETY

SOCIEDAD PANAMERICANA de TRAUMA

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Queridos Amigos e Colegas, 

Michel Aboutanos, MD, MPH, FACSPara mim é uma grande honra e privilégio servir como presidente da Sociedade Pan-Americana de Trauma. Nos últimos anos, temos visto nossa sociedade crescer em todos os aspectos: acadêmicas, sociais, associação, bolsas de estudo, pesquisa e relações e interações com outras empresas e organizações internacionais líderes nas Américas e no mundo.  Nós forjarmos alianças importantes com organizações de prestígio como a Aliança Mundial da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o atendimento dos feridos, e temos também estendido a mão, e o continuaremos a fazer, para chegar a qualquer outra empresa e organização que têm os mesmos valores da nossa sociedade.  Estes valores incluem: gratidão e respeito por aquilo que foi dado a nós por nossos fundadores, e a busca incessante da melhoria dos cuidados para aqueles que têm confiado em nós, com base não só na maioria das práticas baseadas em evidências, mas sobretudo em experiências profundos, impossíveis de medir. Nossa sociedade valoriza essas experiências. Foi precisamente aqueles valores que me atraiu para a Sociedade Pan-Americana de Trauma e me deixa orgulhoso de servir os seus membros. O impacto médico e científico e a realização da nossa sociedade é palpável. No entanto, o sentido de família e camaradagem continua a ser o laço que nos prende e atrai muitas pessoas a participar.

Estou muito orgulhoso de ver o entusiasmo e a energia dos jovens em nossa sociedade. As ligas internacionais de trauma e o capítulo internacional dos estudantes foram o destaque de nossos congressos e o principal contribuinte para nossas competições de ciências. A coisa mais importante para nós agora é o desafio e a responsabilidade que temos para estes jovens membros da SPT que frequentam a nossa sociedade para uma nova direcção relevante para os desafios atuais e locais no domínio dos cuidados baseados em evidências, e uma contribuição científica é importante e significativa. Eu sempre gostei da SPT, especialmente pelo desejo e interesse que eu vejo em seus membros jovens. Convido todos os nossos afiliados e membros para ver o trabalho incrível que está sendo realizado pela Liga do Trauma, eu convido você a criar seus próprios capítulos de Liga de Trauma SPT - a SPT é um lugar onde as vozes de nossos jovens não só são ouvidas, mas também guiado, alimentado e acariciado, com sessões dedicadas por uma liderança em nossos congressos, competições científicas internacionais, bolsas de estudo, tutoriais estabelecidas, e uma maneira de publicar seu trabalho na revista da SPT.

Igualmente importante para o sucesso da nossa sociedade tem sido o incrível trabalho de nossos comitês infundidos com sangue novo e energia dos jovens educadores e futuros líderes de trauma. O trabalho e a realização de nosso comitê de investigação e educação, nossa comissão de sócios e nossa comissão de sistemas de trauma têm sido impressionantes e vital para a nova visão da nossa sociedade.  Nós nos esforçamos para tornarmos uma sociedade baseada no sistema, rica na experiência clínica, mas metodológico na abordagem para estabelecer o quadro e estrutura da gestão da assistência ao paciente ferido e crítica. Incentivo todos a participar em diferentes comissões - para citar o Dr. Raul Coimbra, ex-presidente da SPT, a primeira vez que me aproximei a ele para falar sobre a SPT, ele disse: "A porta sempre está aberta".

O que eu achei mais impressionante foi a variedade que é agora uma parte essencial para a SPT. Não podemos falar de sistemas de trauma, se a nossa sociedade não está representado pelas mesmas pessoas que compõem o sistema - médicos, enfermeiros, estudantes, administradores, pessoal médico pré-hospitalares, médicos de emergência, e prestadores de prática avançada. Estou muito orgulhoso da variedade dos nossos membros e a trajetória desta variedade para crescer e ser influente.  Da mesma forma, não podemos falar de sistemas se a nossa sociedade não está envolvido na criação e promoção das mesmas ferramentas que criam o sistema, incluindo registros e gestão de dados, bem como iniciativas para melhorar a qualidade dos cuidados pré-hospitalar e hospitalar.  Incentivo todos a participar de nosso sistema de comissões e subcomissões de trauma e compartilhar na promoção destas iniciativas interessantes em suas próprias sociedades hospitalares e locais.  Mais uma vez, a porta está aberta!

É um grande desafio para mim este ano para servir como presidente da SPT quando a nossa sociedade está embarcando em uma jornada para eleger um novo diretor-executivo para tomar a nossa sociedade ainda mais no cumprimento da sua missão, que vai nos manter como uma sociedade viável, vibrante e solvente, com uma grande promessa para ser independente do apoio de uma universidade. Sem dúvida, agradecemos o importante apoio que a Universidade de Virginia Commonwealth estende para a nossa sociedade. No entanto, estamos igualmente empenhados em aumentar as nossas iniciativas de investimento e conceder para atingir uma empresa financeiramente sólida, capaz de suportar o grande número de novos projectos académicos e bolsas de investigação em curso e bolsas de estudo. Este será o desafio principal do próximo diretor-executivo, além dos sapatos grandes que terão de ser preenchido na esteira da liderança humilde, mas eficaz de Dr. Ivatury, a quem a sociedade e seus membros devem muito gratidão.

Não posso deixar de mencionar outra mudança importante na liderança com a nomeação do Dr. Esteban Foianini para o cargo de secretário-tesoureiro. Eu pessoalmente considero esta posição como o mais difícil e mais gratificante da nossa sociedade. Estou confiante de que o Dr. Foianini vai fazer um trabalho fantástico. Ele já demonstrou seu grande amor e capacidades para a família SPT ao organizar um congresso muito bem sucedida e memorável na Bolívia no ano passado. Quero felicitar o Dr. Foianini e toda a equipe!

Agora vou terminar a minha mensagem com um convite aberto para o nosso próximo Congresso em Maceió, Brasil. As expectativas continuam a crescer e tenho a certeza que este será um evento sem precedentes! Temos uma vasta e diversificada programação científica, de alta qualidade, casos difíceis e controversas de trauma no campo para discutir Norte vs Sul, bem como casos de cirurgia de emergência no domínio da América contra a Europa.  Como sempre, os especialistas em trauma e cirurgia de emergência estarão liderando um diálogo activo e dinâmico enquanto nós combinamos anos de experiência com os mais recentes estudos científicos e testes. Maceió, com suas largas e grandes praias de areia branca é absolutamente lindo e uma grande oportunidade para toda a família para desfrutar. Tudo tipo de atividades sociais atraentes estão planeados! Convido a todos para se juntar a nós para uma conferência incrível! Espero ver todos vocês. 

Melhores cumprimentos a todos,

Michel B. Aboutanos, MD, MPH, FACS
Presidente da Sociedade Pan-Americana de Trauma



Past Presidents

Juan Carlos Puyana, MD

Renato Poggetti, MD

Raul Coimbra, MD

Carlos Morales, MD

David Hoyt, MD

Juan Lombardi, MD

Samir Rasslan, MD



Powered by Wild Apricot Membership Software